Sala Multimidia

Nos filmes também podemos encontrar mediadores de leitura

Que oferecem a seus interlocutores estratégias para se encantar com o texto escrito. Se tiver oportunidade, assista a um dos filmes aqui sugeridos e encontre nas personagens algumas das características dos mediadores reais que ouvimos anteriormente.

01 - O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN
Direção: Robin Swicord
Atores principais: Maria Bello, Amy Brenneman, Jimmy Smits, Emily Blunt, Kevin Zegers.
Gênero: Comédia romântica
Nacionalidade: EUA, 2007
Sinopse
Cansada de tantos encontros e desencontros, Bernardette encontra uma solução para curar todos os males do amor: um encontro com Jane Austen. Ela, então, propõe a Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg um convite irrecusável, um encontro mensal para ler a obra da autora. Assim nasceu o Clube Sempre Austen o Tempo Todo. Pouco a pouco as rodas de leitura abriram espaço para que cada um contasse sua vida e percebesse as mudanças.

02- MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
Direção: Marc Foster
Atores principais: Will Ferrell, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal
Gênero: Comédia romântica
Nacionalidade: EUA, 2007
Sinopse
Um pacato funcionário público acorda ouvindo uma voz feminina. A voz conta em voz alta o que ele pensa, o que sente, as ideias que lhe ocorrem. É assim que ele passa a tomar conhecimento das coisas que ainda vão acontecer, inclusive sua morte. Tal voz é de sua própria autora e ele, personagem de uma ficção, tenta influenciá-la para alterar o rumo das coisas.

03- A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Direção: Brian Percival
Atores principais: Roger Allan, Sophie Nélisse, Heike Makatsch, Julian Lehman
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA, 2013
Sinopse
Baseado no livro A menina que roubava livros, o filme conta uma história de uma menina que, na Alemanha, em plena Segunda Guerra Mundial, procura consolar seus dias tristes roubando livros.

Direção: Jean Becker
Atores principais: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Claire Maurier
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: França, 2010
Sinopse
Em um jardim público, Margueritte, uma senhora idosa e delicada, conhece Germain, um homem simples que gosta de dar nome aos pombos. Aos poucos, eles começam a se conhecer e Margueritte conquista a confiança de Germain. Ao perceber que ele tem um potencial adormecido, Margueritte passa a ler para ele, estabelecendo com o novo amigo um diálogo rico e pleno de sentidos.
Para motivá-lo a viajar pelas palavras, ela lhe oferece um dicionário, sem deixar de valorizar as inferências que ele faz. Como uma boa mediadora de leitura, Margueritte não impõe nada a Germain: ela apenas aproveita as oportunidades que surgem dessa relação para levá-lo a ler.

Direção: Gus Van Sant
Atores principais: Sean Connery, Robert Brown
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA, 2000
Sinopse
Morador do Bronx, hábil no basquete e com ótimo desempenho escolar, Jamal Wallace é um adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan. Depois de fazer uma aposta com seus amigos, ele conhece William Forrester, um escritor que vive recluso, e passa a manter com ele uma relação de amizade. Ao perceber que Jamal tem também grande talento para escrever, Forrester busca incentivá-lo a seguir esse caminho, mas acaba recebendo de Jamal algumas lições de vida.

06 - ESCRITORES DA LIBERDADE
Direção: Richard Lagravenese
Atores principais: Hilary Swank, Imelda Stauton, Patrick Dempsey
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA, 2007
Sinopse: Ao assumir uma turma de adolescentes tida como problemática em uma escola pública em Los Angeles, Erin Gruwell logo percebe que, para conseguir dar aula para aqueles jovens, ela teria que mudar seus métodos. Passa então a propor que leiam clássicos da literatura e escrevam relatos sobre suas vidas. Com isso, ela consegue que eles se envolvam nas aulas e cria uma atmosfera capaz de possibilitar aprendizados e vivências muito significativas para aquele grupo até então tão desvalorizado em sua autoestima.

Direção:Stephen Daldry
Atores principais: Kate Winslet, Ralph Fiennes
Gênero: Drama
Nacionalidade: Alemanha/EUA, 2008
Sinopse: Na Alemanha nazista, o jovem Michael, de 15 anos, conhece Hanna, muito mais velha do que ele. Eles iniciam uma delicada relação amorosa, entremeada pela leitura de clássicos da literatura universal. Durante meses, o casal dá seguimento aos encontros, como se cumprissem singelos rituais, até que Hanna desaparece e Michael perde o contato com ela.
Anos depois, Michael é chamado a acompanhar um julgamento contra criminosos do nazismo. Não sem surpresa, fica sabendo que Hanna é uma das acusadas, o que o leva a reviver o passado, dividido entre a culpa e a piedade.

Direção: Peter Weir
Atores principais: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonardmais
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA, 1989
Sinopse
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.
Direção: Dai Sijie
Atores principais: Zhou Xun, Liu Ye
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade França/China, 2002
Sinopse
Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) são dois jovens de 17 anos que, em plenos anos 70, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um “campo de reeducação”, em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao.
No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam. Ela então lhes revela um precioso tesouro: livros considerados subversivos e de autoria de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac, que estão de posse de Quatro Olhos (Wang Hongwei), outro jovem que está sendo reeducado e está prestes a retornar à cidade. O trio então decide por roubá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário